Se eu te contasse que para ter sucesso hoje no mundo offline é extremamente importante também ser reconhecido no mundo online, você acreditaria?

A verdade é que, em qualquer profissão, inclusive no ramo da saúde, é essencial ter uma presença online para melhorar não apenas seu alcance, mas seu também seu reconhecimento.

Embora muitos profissionais ainda tenham dúvidas sobre a importância dos perfis profissionais em redes sociais ou mesmo não saibam muito bem como isso funciona, entrar nesse mundo com tanta influência e alcance nos dias de hoje é algo fundamental. E é sobre isso que vamos falar por aqui hoje!

Ao longo desse artigo, abordaremos os benefícios profissionais na manutenção de uma conta nas redes sociais direcionadas para seus pacientes atuais e futuros.

Vamos começar!

Redes sociais para médicos: saúde e redes sociais combinam?

E a resposta é simples: claro que sim!

Vamos começar com a análise de dados simples: 7 a cada 10 brasileiros têm acesso à internet, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE. Com isso em mente, fica claro que o mundo digital já é uma realidade e a movimentação que ele possui é indiscutível.

Esses usuários acessam diariamente diversos tipos de aplicativos, entre eles, as redes sociais: um espaço de consumo rápido de informações e conteúdo.

A importância desse recurso na vida do brasileiro é tamanha que possibilita a influência direta, seja positiva ou negativa. A prova dessa afirmação é o resultado de uma pesquisa recente realizada Instituto Reuters: o Relatório de Notícias Digitais 2020.

Entre os dados apresentados, surpreende a informação de que 54% dos brasileiros utilizem o Facebook como fonte de informação, enquanto 48% recorrem ao Whatsapp.

O potencial viral dessas redes assusta. No entanto, também é possível usar essa “magia das redes” a seu favor e fornecer conteúdos relevantes que criem sua autoridade online e transmita credibilidade.

Credibilidade e a empatia nas redes

Ter credibilidade é um desafio que se constrói ao longo do tempo em todas as profissões. No caso dos médicos, a confiança que seu paciente tem em seu trabalho é um pré-requisito essencial para marcar uma consulta, confiar nos seus diagnósticos e manter um relacionamento médico-paciente a longo prazo.

Mas, com as redes sociais, essa barreira pode ser diminuída. Proporcionar um conteúdo de qualidade que educa sua audiência e forneça benefícios para sua saúde é essencial para mostrar aos seus seguidores a seriedade do seu trabalho.

Além disso, a interação dos usuários é fundamental. Quando um seguidor da sua página, que também é seu paciente, comenta em uma publicação sua com elogios aos seus atendimentos, isso automaticamente gera uma confiança maior em quem ainda não te conhece mas está olhando as suas redes. Afinal, recomendação é tudo, não é mesmo?

Mas não é só isso. É preciso utilizar uma comunicação assertiva, que seja facilmente compreensível. Assim, as barreiras entre o profissional da saúde e o cidadão comum são quebradas. É aí que entra a questão da empatia: seu nome passa a ser associado ao de um médico “humano”, que se importa com o entendimento das questões da saúde e que faz questão de propagar seus conhecimentos com objetividade e humildade.

Nesse momento, uma visão de igualdade é instalada e a ideia de credibilidade é reforçada. É uma lógica simples de identificação do subconsciente: “ele é como eu, logo ele é confiável”.

Além de um bom conteúdo, que cumpra os requisitos que já citamos, o alcance é algo importante. Mas felizmente essa é uma questão simples de ser resolvida.

A grande maioria das redes sociais disponibiliza uma ferramenta denominada “impulsionamento”. Falaremos mais dela agora.

Impulsionamentos são a chave para aumentar o alcance

A maioria das redes sociais contam com plataformas para investir em determinados conteúdos que expandem o alcance de acordo com o público que está efetivamente ao seu redor. Através desse tipo de serviço, você pode mostrar uma postagem sua, sobre sua especialidade, para aquelas pessoas que morem no mesmo bairro ou na mesma cidade que está seu consultório, por exemplo.

E essa é apenas uma das funcionalidades dessa ferramenta. É possível segmentar ainda mais e conseguir atingir pessoas com interesses semelhantes, de determinado sexo ou faixa etária, entre outras coisas.

A soma é simples: um bom conteúdo + um impulsionamento bem feito são capazes de projetar sua carreira e aumentar sua cartela de pacientes.

Quer saber como conseguir esses resultados? Entre em contato agora mesmo!

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